01 Novembro, 2018Veja como se proteger do golpe que adultera dados de boletos.​

Mais segurança ao pagar suas contas


Alterações dos dados do boleto podem acontecer de diversas formas. Para garantir sua segurança, sempre confira as informações que estão no seu boleto, tanto na tela do computador quanto no documento impresso. Valor, nome do beneficiário, marca e código do banco e numeração do boleto devem ser iguais em todo o documento.


Dicas de segurança
Para evitar que seu boleto seja adulterado, é importante que alguns procedimentos sejam adotados.

Primeiro, é essencial que o antivírus do seu computador esteja sempre atualizado. Caso precise imprimir uma via de boleto pela internet, evite imprimir em computadores que você não conhece.

Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois você pode estar sendo direcionado para uma página falsa com boleto adulterado.​

É importante também que você não use sites de busca para encontrar o endereço do banco e/ou prestador de serviço. Digite o endereço direto no navegador! Não sabe o endereço correto? Pergunte ao banco ou ao prestador de serviço.

Lembre-se que o endereço da página da Caixa é www.caixa.gov.br.

E não se esqueça: sempre confira os dados do boleto – impressos ou os que chegam a sua residência – com os que você já pagou nos meses anteriores.

Para conferir os dados, é simples:

O valor, nome do beneficiário, marca e código do banco e a numeração do boleto devem ser iguais em todo o documento:

Mais dicas
Os boletos que você recebe mensalmente de uma mesma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os. Dificilmente a marca do banco e os códigos se alteram de um mês para outro.


Se ao receber ou imprimir o boleto você identificar erros ortográficos, manchas ou borrões na impressão, formatação fora do padrão ou qualquer outra característica que pareça estranha, desconfie.


Se receber ligações ou mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos, desconfie. A empresa e o banco já têm os seus dados, por isso, nunca passe informações pessoais por telefone ou e-mail. Em caso de dúvida, confira a emissão do boleto com a empresa emissora.


Na dúvida, não efetue o pagamento e entre em contato com o emissor para receber orientações.​